segunda-feira, 10 de novembro de 2008

A primeira vez a gente nunca esquece

Estive duas vezes com Dilma Rousseff de forma "exclusiva", enquanto repórter do site CanalEnergia. Nas duas – quando do lançamento da MP que daria origem ao Novo Modelo do Setor Elétrico, em 2003, e outra logo depois, em 2004 – fui muito bem recebido por ela, de tal forma que em menos de cinco minutos caiu inteiramente por terra a armadura invisível que a envolvia na minha imaginação. As duas entrevistas foram das melhores que já fiz, renderam bem mais do que tinha pautado. O mérito foi todo dela, que falou muito e bem.

No final daquele mesmo ano de 2004 participei da bancada de entrevistadores do programa Roda Viva (TV Cultura), que tinha a então ministra de Minas e Energia no seu centro. Ao contrário das duas vezes em que visitei seu gabinete em Brasília, ali eu não estava, por assim dizer, tenso. Eu estava era apavorado! – e não tinha nada a ver com a entrevistada. O negócio era a televisão. Antes de entrar no estúdio, eu estava mais ou menos como numa ante-sala de consultório de dentista: esperando a hora de cumprir uma obrigação (com a vantagem de não ter que ouvir aquele motorzinho insuportável). O problema foi quando eu tive que entrar no consultório – neste caso, o estúdio. Ai, amigo(a), o bicho pegou.

Pra quem não é habituée da telinha, a sensação de se ver como alvo central de uma câmera é inevitavelmente desconcertante. Quando você transpõe isso para um programa ao vivo, em rede nacional, conceituado e tido como formador de opinião, estando você na posição de um fomentador de opinião, aí não é desconforto não. É tremedeira mesmo.

O resultado dessa experiência interessante do ponto de vista jornalístico, e inesquecível para o gerente deste humilde blog, pode ser conferido no excelente site Memória Roda Viva, projeto desenvolvido pela Fapesp com o objetivo de decupar o arquivo de mais de 20 anos do principal programa de entrevistas do país. Buscando por "Dilma 2004" aparece o link para o texto com a íntegra da entrevista. Neste caso, como é texto, eu indico – porque se fosse o vídeo...

O site é http://www.rodaviva.fapesp.br/. Se estiver com tempo, dê uma olhada no arqivo. Tem coisas bem legais ali.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fala Oldon, Entrei para dar uma olhada. Parabéns meu camarada, ficou muito bacana o seu blog. Fico feliz em saber que a nossa geração deixou caras inteligentes, criativos e de bom gosto como você e não apenas dipeques, meu guigos, sapaguás e mongóis da vida...rsrsrs... Um grande abraço meu amigo e fique com Deus. Guto