segunda-feira, 1 de julho de 2013

O campeão voltou!


Foi um chocolate. Daqueles clássicos, que a gente dificilmente vê ao vivo ou mesmo pela TV.

Os campeões do mundo e bicampeões europeus não viram o rastro da bola durante os 90 minutos que decidiram a Copa das Confederações 2013. Só deu Brasil, do início ao fim do jogo. 3 a 0 foi pouco diante de uma Espanha atônita, sem saber muito bem como os três anos de invencibilidade absoluta estavam se esvaindo tão de maneira tão acachapante.

Para uma Seleção Brasileira que entrou desacreditada na competição, sem a confiança da maior parte da torcida e principalmente da imprensa esportiva, esta Copa das Confederações terminou por mostrar ao mundo que o anfitrião do próximo Mundial será uma parada dura de ser batida sob os seus domínios.

Se o Brasil venceu no conjunto, muitas das peças lograram êxito pessoal. Das revelações Luiz Gustavo e Paulinho (este gigante) ao artilheiro absoluto Fred, passando pelas afirmações de Júlio César, Marcelo e David Luiz em suas respectivas posições, muitos ganharam. E o maior dos vencedores foi o camisa 10. Neymar sai do torneio ainda mais ídolo, decisivo e líder da Seleção, o que, por óbvio, multiplicará as expectativas que residirão sobre ele no ano que vem.

Há muito ainda a evoluir, não restam dúvidas. Por outro lado, a Seleção Brasileira de Futebol conseguiu dar ao seu torcedor a certeza de que tem hoje uma cara. A percepção sobre o time de Felipão mudou, e mudou para melhor. Como consequência, voltará naturalmente o respeito por parte dos principais adversários. Os campeões do mundo sentiram o peso ontem no Maracanã, diante de 80 mil intensos e empolgantes torcedores.

Então... Que venha 2014!

Nenhum comentário: