segunda-feira, 13 de abril de 2009

MPB do B

Lendo a coluna Gente Boa do Globo nesta segunda, que relaciona opções de alguns "notáveis" para os clássicos menos óbvios da MPB - essa entidade etérea, insípida, inodora e hermeticamente fechada - percebi que apenas quatro das 15 personalidades citaram uma canção da dupla Roberto & Erasmo, a Lennon & McCartney da Tijuca. Fiquei pensando sobre os porquês disso. Será que se fosse solicitada a relação das mais óbvias haveria uma reverência maior ao rei e ao seu fiel parceiro musical de toda vida? Custo a crer. Então por que será que o senso comum da população é sempre tão diferente do senso restrito da intelligentsia?

Tenho certeza que se essa enquete for feita a cem pessoas no Largo da Carioca, na Central do Brasil, no Mercadão de Madureira ou no Calçadão de Bangu, pelo menos oitenta citarão Roberto & Erasmo, ou só Roberto, em detrimento aos queridinhos do universo Leblon-Leme. Das 15 listas do Globo, o Chico Buarque, aquele gênio com a voz de ganso, foi citado em nove, mais que o dobro de citações do Roberto. Aposto meu compacto de "Porque Brigamos" autografado pela Diana que a voz do povo é bem diferente.

A propósito, elenco abaixo a minha relação da MPB do B, aquela que é e sempre foi, embora alguns finjam desconhecer. Como nos moldes do que foi proposto pelo Globo, são 10 músicas e os seus maiores (ou únicos) intérpretes:

1 - Eu Não Sou Cachorro, Não - Waldick Soriano
2 - Cabecinha no Ombro - Ângela Maria
3 - Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás - Raul Seixas
4 - Amada Amante - Roberto Carlos
5 - Luar do Sertão - Vicente Celestino
6 - É o Amor - Zezé di Camargo e Luciano
7 - Cadeira de Rodas - Fernando Mendes
8 - Deixa a Vida Me Levar - Zeca Pagodinho
9 - Chove Chuva - Jorge Ben
10 - Eu Vou Tirar Você Desse Lugar - Odair José

Nenhum comentário: