terça-feira, 15 de maio de 2018

Superman II: The Richard Donner Cut (2006)


A morte da atriz que eternizou a super-mocinha Lois Lane na sétima arte, Margot Kidder, no último dia 13 de maio aos 69 anos, joga luz indiretamente para um capítulo ainda obscuro da filmografia narrativa da saga do filho de Jor-El em terras humanas. Trata-se do corte de “Superman II” assinado e lançado por Richard Donner 26 anos após a película original vir ao mundo, em 1980.

Realizador do antológico “Superman: The Movie” (1978) – volta e meia apontado como o melhor filme de herói de todos os tempos –, Donner também era o diretor da sequência, mas acabou ceifado do comando do projeto pelos produtores durante as filmagens. Para o seu lugar foi escolhido Richard Lester, diretor do primeiro beatle movie, “A Hard Day’s Night” (1964).

Na prática, o substituto se aproveitou de quase todo o material que já fora rodado pelo antecessor para subverter o espírito do roteiro original, criando um clima de comédia pastelão onde, em princípio, haveria a profundidade e a tensão vista na trama que abre o projeto Superman.

Apesar de bem sucedido nas bilheterias, o resultado final de “Superman II - A Aventura Continua” foi um conjunto de críticas impiedosas por parte da imprensa e um clima de alguma coisa feita às pressas, muito longe do apuro cinematográfico visto no primeiro filme.

Recuperando cenas suas não aproveitadas e retirando outras de Lester que destoavam da visão única que tinha para os dois primeiros filmes da série – não por acaso feitos ao mesmo tempo –, Donner corrige em forma e principalmente conteúdo o percurso “alternativo” da segunda aventura do Homem de Aço nas telas.

Questão acima de tudo de justiça histórica, “Superman II: The Richard Donner Cut” garante a continuidade adequada e coerente com o enredo bem amarrado que Donner imaginou e realizou para eternizar nas telas o mais popular de todos os super-heróis dos quadrinhos.

Imperdível.

Nenhum comentário: