Fica cada vez mais difícil para os antiflamenguistas conseguirem argumentos capazes de ofuscar, por um pouquinho que seja, a real posição de liderança e primazia do Clube de Regatas do Flamengo no cenário do futebol brasileiro. Se dentro de campo a parada para eles está definitivamente perdida, com a hegemonia de títulos no Brasil e no Rio, fora de campo as coisas também não vão bem para a turma do arco-íris.
A matéria abaixo, publicada originalmente no Globoesporte.com a partir de reportagem de "O Estado de S. Paulo", coloca o Flamengo como a marca mais valiosa do futebol brasileiro, de acordo com um estudo da consultoria Crowe Horwath RCS. Pelo levantamento, se um sheik árabe pisasse por essas bandas a fim de comprar o Flamengo, teria de desembolsar em petrodólares o equivalente a R$ 568 milhões.
A título de comparação, o trio de ferro paulista – Corinthians, São Paulo e Palmeiras –, mesmo baseado naquela que é, de longe, a cidade mais rica do continente, come poeira atrás do Mengão.
Fazer o que, né...
Ah, já ia me esquecendo: segundo o mesmo estudo, o trio de lata carioca, somado, não vale 60% de um Flamengo. Isso mesmo: Vasco, Fluminense e Botafogo, juntos, estão um pouquinho acima da nossa cintura. Tem que olhar lááááá para baixo.
Precisa dizer mais alguma coisa?
Saudações HEXAgeradamente rubro-negras.
******
Marcas de Fla, Corinthians e São Paulo valem, cada uma, mais de meio bilhão
Estudo da Crowe Horwath RCS revela valores das marcas dos 12 maiores clubes do Brasil. Apesar do crescimento, diferença para europeus é grande
GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
Nem adianta perguntar para um torcedor o valor do seu clube. É provável que a resposta seja "não tem preço". No entanto, a marca de cada clube vale, e muito, quando se trata dos maiores do Brasil. Foi o que revelou um estudo da Crowe Horwath RCS, divulgado pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. Ainda que longe das assustadoras cifras dos europeus, três brasileiros se apresentam como grandes potências.
1º - Flamengo: R$ 568 milhões
2º - Corinthians: R$ 563 milhões
3º - São Paulo: R$ 552 milhões
4º - Palmeiras: R$ 420 milhões
5º - Internacional: R$ 231 milhões
6º - Grêmio: R$ 214 milhões
7º - Cruzeiro: R$ 139 milhões
8º - Santos: R$ 135 milhões
9º - Vasco: R$ 122 milhões
10º - Fluminense: R$ 109 milhões
11º - Botafogo: R$ 97 milhões
12º - Atlético-MG: R$ 92 milhões
Os dois de maiores torcidas do Brasil, Flamengo e Corinthians, seguidos pelo São Paulo, podem ter como grande fonte de renda suas marcas. Cada uma vale mais de meio bilhão de reais, segundo a pesquisa. O Manchester United é o clube com a marca mais valiosa do mundo: R$ 3.204 milhões.
O levantamento levou em consideração os 12 clubes de maior torcida e número de títulos, de 1971 (início do Campeonato Brasileiro) a 2009. Os avaliados são os quatro grandes de São Paulo, os quatro do Rio, dois de Minas Gerais e os dois do Rio Grande do Sul.
De acordo com o estudo, a evolução nas receitas dos clubes entre 2003 e 2008 foi de 115%. As que apresentaram maior crescimento foram a exploração do marketing e a venda de ingressos. Para chegar aos números finais, foram usadas informações como os dados financeiros, perfil e hábito dos torcedores, marketing e mercado nacional e local. O resultado é baseado em marketing, estádio, sócios e mídia.
Para o futuro, essa arrecadação pode ser ainda maior. Hoje, as marcas dos doze principais clubes valem R$ 1,9 bilhão. Daqui a quatro anos, após a Copa de 2014, o número pode chegar a R$ 3,4 bilhões.
Já de olho no Mundial, o São Paulo espera manter, com seu estádio, a força que o projeta hoje como o terceiro da lista. O Tricolor se aproxima dos líderes graças a uma evolução de 234% em bilheteria e 93% em marketing.
Fonte: Globoesporte.com - http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1428280-9825,00-MARCAS+DE+FLA+CORINTHIANS+E+SAO+PAULO+VALEM+CADA+UMA+MAIS+DE+MEIO+BILHAO.html
Um comentário:
Caro Oldon, sigo não acreditando que você levou a sério essa baboseira. Mas parabéns, pela conquista do Penta rsrsrss. Sem brincadeiras, como sou de SP, acredito que isso não seja verdade, pois a divida de COR e FLA, já ultrapassam a barreira da centena de milhões de reais, e esses clubes são muito maiores que isso, mas eles não analizaram as mesmas dívidas. E que patrimônio adquiriram desde sua fundação, sem contar que tem o apoio da grande midia, leia-se Rede Globo. Sou São Paulo F.C, fiquei chateado com a situação da taça das bolinhas, mas não faz mal, ano que vem tem mais. Abçs...de uma passada no meu blog www.guinasp10.blogspot.com
Postar um comentário