quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Espírito Santa


O time de maior média de público do futebol brasileiro este ano é o Atlético Mineiro, com quase 39 mil pagantes. Nada mais normal, em se tratando de uma torcida fanática e absurdamente incentivadora como é e sempre foi a do Galo.

Espantou-me saber que o segundo time na média nacional (contando as quatro divisões, de A a D) não é o Flamengo, líder disparado de médias históricas de torcidas no futebol do Brasil, ou o Corinthians, outro gigante das massas que este ano já levantou dois canecos, sendo um deles em nível nacional.

O segundo time que mais levou torcedores aos estádios este ano em todo o país é o Santa Cruz, com pouco mais de 38 mil cabeças por jogo.

Esse Santa Cruz é aquele mesmo, de Pernambuco. O mesmo Santa Cruz Futebol Clube que há poucos meses foi eliminado na primeira fase da Quarta Divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol, e que por lá permanecerá por mais um ano, pelo menos.

Nada de Flamengo, Corinthians, São Paulo, Vasco, Grêmio ou Cruzeiro. A torcida do Santa Cruz é que é a tal!

Esse dado para lá de singular – em tratando de um time da Série D! –, por si só, suscita mil teses sobre a paixão do brasileiro pelo futebol, seja em que situação for. Ou ainda sobre reações inesperadas de afetividade e compaixão que o ser humano tem em certas situações de desilusão e desespero.

A torcida do Santa, com a sua demonstração inequívoca de amor na tristeza e na doença, como reza a pregação do sacerdote na hora do matrimônio, dá uma prova de que casamentos podem durar até mesmo sob o impacto da mais cruel das intempéries.

Basta ter amor sincero no meio.

***

Em tempo: o grande Santa Cruz começou a disputar, no dia 17 de outubro, um torneio semi-amador no estado chamado Copa Pernambuco, com o único objetivo de evitar o desmonte completo do seu departamento de futebol profissional. O público do primeiro jogo, contra o Vitória local, na casa do adversário, foi de 792 testemunhas, com renda total de R$ 3.600.

***

Bem, o amor com certeza não acabou. Mas talvez tenha tirado férias...

Nenhum comentário: